Pilates para quem tem Enfisema Pulmonar




pilates-e-capaz-de-ajudar-pacientes-com-enfisema-pulmonar
O Enfisema é uma doença crônica que faz parte de um grupo de doenças pulmonares denominado: "Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva" (DPOC), que interfere com a respiração normal.

Geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos dos pulmões devido as toxinas presentes no ar e especialmente presentes no cigarro. Essas toxinas destroem os alvéolos que sofrem alterações na respiração, dificultando as trocas gasosas (alvéolos: se localizam na base dos pulmões, onde acontece melhor troca gasosa durante a respiração). Percebeu porque tem problema respiratório?Isso geral uma complicação no processo natural de transformar o oxigênio inalado presente no ar em gás carbônico dentro do organismo. Assim,  os pulmões perdem sua elasticidade e exalar fica difícil. À medida que os danos progridem, o esforço de trocas gasosas para respirar aumenta.

A atividade física tem um grande impacto na vida desses pacientes com problemas respiratórios, melhorando a função cardiovascular, o sistema ventilatório, auxiliando no aumento da resistência e força muscular, e entre outros benefícios. O Pilates, sem dúvida nenhuma, é mencionado como excelente atividade na melhora diária desses pacientes.

A Respiração, o primeiro princípio básico do Pilates, enfatiza um bom padrão ao inspirar e expirar, utilizando a ativação de músculos profundos e estabilizadores do centro de nosso corpo, região lombo pélvica. Esse padrão de respiração encoraja a utilização dos lóbulos inferiores dos pulmões durante uma expansão látero posterior da caixa torácica, em especial onde a eficiência das trocas gasosas será maior, como já citado acima.

Com isso, os exercícios de espirometria, especialmente o Espirômetro de Incentivo TRI BALL, influenciam diretamente no auxílio ao cliente com enfisema, minimizando os sintomas de falta de ar ou até recuperando totalmente a respiração normal.

Pacientes com DPOC podem ter dificuldades de respirar. Portanto, um bom padrão de respiração se tornará ponto primordial em suas aulas. Explicar aos mesmos a melhor forma de encorajar o padrão de respiração tridimensional, justificar o porquê respirar desta forma e pontuar todos os benefícios a ele.

Alguns exercícios que podem ser utilizados para esse tio de paciente:

•Respiração deitado em decúbito dorsal para entender para onde a respiração tem que ser direcionada;
•Respiração sentada com ou sem articulação de coluna para frente;
•Utilização do acessório Flexband para um feedback tátil com elástico com a caixa torácica;
•Exercícios de respiração com o Arc Barrel, em decúbito dorsal, ventral ou lateral (apoio da caixa torácica no equipamento);




Comente: