Falando sobre Contração Isométrica no Pilates






A contração isométrica é um grande componente do Pilates.  Todos os exercícios de Pilates começam e terminam com contrações isométricas. Mas o que é isso?

A isometria se refere a uma ação muscular durante a qual não ocorre mudança no comprimento do músculo, ou seja, mantemos o corpo/músculo em posição fixa, por alguns segundos, em ângulo de contração muscular. O esportista pode pensar que seria impossível tonificar os músculos sem movimentos, estático. E não é nenhum milagre. É possível se exercitar parado com o auxílio da isometria.

Muito presente no pilates, a isometria aparece não só na prancha, mas em vários exercícios, podendo ser apontada como um dos pilares da contrologia. Em certos movimentos, um grupo muscular precisa estar acionado para garantir a postura correta e a fluidez na execução do exercício, por exemplo. Esse trabalho conjunto e simultâneo de várias regiões do corpo é o que faz do treino, algo tão completo e eficaz.

Um dos mais conhecidos é o Hundred. No Pilates, os exercícios isométricos são muitos utilizados, principalmente para fortalecer músculos estabilizadores, como os abdominais, lombares, oblíquos e core.

A Hundred é um warm-up básico e de estabilização de núcleo exercício. As contrações isométricas ocorrer para construir calor, fortalecer os músculos abdominais profundos e estabilizar a cintura escapular. Deitado de costas com sua pélvis e tórax em uma posição neutra e os quadris e joelhos flexionados a 90 graus, estender os braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos viradas para baixo. Desenho seu umbigo até a coluna e segurando levemente seus glúteos é uma contração isométrica. Rolando sua cabeça, pescoço e ombros do chão, iniciar minúsculos, torneiras descendentes controlados com as palmas das mãos assegurando que o movimento se origina a partir de seus ombros, e não seus braços ou pulsos.

O grande barato dos exercícios isométricos é que o aluno prestará atenção a sua postura para não sobrecarregar os músculos errados e também concentração constante e por isso são exercícios inseridos no Pilates visto que estão alinhados com os princípios da técnica.

Com ajuda daqui



Comente:

Nenhum comentário